domingo, 26 de agosto de 2012

Um pequeno passo para a humanidade





Já faz umas eras que larguei esse aplicativo online multiplicador de fascistas que e é o Facebook. Então me poupo de ver as manifestações de boçalidade que as pessoas colocam nas assim chamadas redes sociais.

Mas ontem, conversando com o Daniel, fiquei bastante chocado ao saber que uma imensa maioria de usuários não sabia quem foi Neil Armstrong. E ainda estufava o peito, cheio de orgulho de sua ignorância, dizendo que não tinha obrigação de saber.

Não consigo entender o que é pior. A ignorância ou o culto à ignorância. Parece que hoje o cool é ser burro e ostentar sua burrice. Até aceito argumentos de que ignorar um fato não significa falta de inteligência, e que conhecimento e inteligência não são sinônimos. Mas estou falando de um homem que faz lembrar o que de melhor existe no ser humano. Neil Armstrong não era apenas um heroi americano, assimo como Yuri Gagarin não foi apenas um heroi soviético. Todos eles são herois da humanidade. Realizaram feitos quase impossíveis para época, e ainda fantásticos para os dias de hoje. Tenho o maior orgulho dos dois, assim como tenho orgulho de Buzz Aldrin e Michael Collins.

E, para quem acha que a viagem à Lua não serviu para nada, lembro que em pouco tempo mudará de ideia. A exploração lunar em breve libertará a humanidade da escravidão do petróleo, substituindo-o pela energia limpa do Helium 3. E se você não sabe o que é esse tal de Helium 3, corre para a Wikipedia, porque ser ignorante é até tolerável, mas querer continuar ignorante não é.

Um comentário: