Após um longo período de espera, eis que o filme da Marvel mais esperado de todos os tempos chegou aos cinemas.
Valendo-se de uma estratégia sem precedentes, o Marvel Studios tem conseguido, ao longo dos últimos quatro anos, transportar para o cinema alguns dos principais personagens de uma das maiores editoras de quadrinhos do mundo. Homem de ferro, hulk, thor e capitão américa foram apresentados em seus filmes individualmente, quase sempre com bons resultados de crítica e público. Além disso, os filmes serviram para concatenar os planos do Marvel Studios em relação a um filme dos vingadores, que reuniria todos os personagens dos filmes anteriores.
De maneira geral, os filmes da Marvel têm uma boa qualidade, são bem feitos e fiéis `as hq's, porém não passam de aventuras despretensiosas que raramente possuem um ou outro momento mais marcante, ou seja, cumprem seu papel de divertir sem, no entanto, apresentarem nada de excepcional.
Por tudo isso, admito que não esperava nada muito diferente no filme dos vingadores. Achei, claro, que me divertiria assistindo ao primeiro longa em que os heróis aparecem todos juntos enfrentando uma ameaça comum, mas nada que fugisse muito do que vinha sendo feito atualmente com os personagens da Marvel. Jamais esperaria, por exemplo, assistir a um grande filme como "X-Men: primeira classe", caso raro de blockbuster que consegue unir ação, bom roteiro e boas atuações . Motivos para isso não faltavam: além do histórico dos filmes anteriores, escolha de um diretor sem experiência em blockbusters e o excesso de personagens do roteiro me faziam sempre estar com um pé atrás. Mas, nada melhor na vida do que sermos surpreendidos positivamente.
O filme é fantástico. Tem tudo que os fãs de quadrinhos adoram e, ao mesmo tempo, agrada também ao público leigo, que nunca leu uma história sequer dos vingadores. A trama flui muito bem, com cada personagem tendo seu tempo de cena valorizado, de modo que somos convencidos da importância de todos os membros da equipe. Me lembro do receio de que Robert Downey Jr. fosse roubar o filme completamente. Isso não acontece em momento algum. O hulk de Mark Ruffalo é a melhor representação do personagem até agora, Chris Evans está muito bem como capitão américa, o thor de Chris Hemsworth funciona perfeitamente e até mesmo os personagens menos poderosos, como a viúva negra e o gavião arqueiro, se mostram fundamentais para o desenvolvimento da história. Sem falar no Loki interpretado por Tom Hidleston, até o momento o melhor vilão dos filmes da Marvel.
Joss Whedon deu um presente para os fãs |
Não tenho dúvidas de que os méritos do filme são de Joss Whedon. Já era muito fã de seu trabalho nos quadrinhos dos x-men, onde ele tinha criado as melhores histórias desde a fase Claremont/Byrne. Mas nesse filme ele realmente se superou. São duas horas e meia de pura diversão, com Whedon conduzindo sequências grandiosas de ação pontuadas por diálogos muito bem-humorados e absolutamente deliciosos para os fãs. Sim, porque "Os vingadores" é antes, de tudo, um filme para os fãs, aqueles que conhecem de cor as características e o estilo Marvel de fazer hq's, com todos os conflitos, as batalhas épicas e os personagens humanizados que há cinco décadas fazem a cabeça dos leitores. Tenho certeza de que todos aquele que, com eu, cresceram lendo a Marvel, vão não somente curtir muito o filme como vão até mesmo se emocionar assistindo a um verdadeiro gibi em movimento. Da sequência inicial `a cena final, tudo remete aos melhores momentos de uma mitologia que está incorporada como poucas `a nossa memória afetiva. De quebra, Whedon mostra aos "Michael Bays" da vida como fazer cenas de ação que não confundem o espectador e que não se resumem a um monte de efeitos digitais jogados `a toa para a platéia.
Thor e capitão em ação |
Scarlett como a viúva negra |
Trupe reunida |
Ao final da sessão, dois pensamentos me ocorreram:
1 - "Os vingadores" é o melhor filme de super-heróis de todos os tempos, e há muito tempo eu não via um filme de aventura tão empolgante e bem realizado.
2 - Christopher Nolan vai ter que caprichar muito para que seu último Batman consiga superar o grande filme da Marvel, que dificilmente perderá o posto de melhor blockbuster do ano.
Para terminar, algumas dicas:
1 - Não leiam nada sobre o filme, para evitar os "spoilers". Deixem que a história os surpreenda.
2 - Procurem assistir aos filmes anteriores dos personagens. Há várias referências a eles na história.
3 - Peguem uma sessão cheia. A nerdaiada está indo em peso, o que faz do filme uma experiência coletiva única.
4 - Comprem um baldão de pipoca e preparem-se para um dos melhores filmes de aventura de todos os tempos.
Beleza! Eu sinceramente não esperava muito desse filme, então ainda estou cheio de dúvidas. Depois de ver, comento! Abraço!
ResponderExcluirCara, assista! Filmaço mesmo! Se vc é fã da Marvel, vai chorar na rampa…hehe
ResponderExcluirCara, acabei de ver! Mas não sei se fui esperando muita coisa e me decepcionei um pouco. Achei o X-Men First Class BEM melhor. Mas talvez esse filme dos Vingadores tenha um apelo mais saudosista para os fãs.
ResponderExcluirLegal. Tambem gosto muito do x-men, mas adorei os vingadores. achei que, como filme de aventura ele e superior. agora, vai dizer que nao curtiu aquelas cenas do hulk?? hehe
ResponderExcluir