sábado, 15 de setembro de 2012

“Picardias Estudantis”: parece que foi ontem



Interessante artigo de André Barcinski sobre um filme de Cameron Crowe, com um super-elenco e trilha sonora do Led Zeppelin.


Imagine um filme que reúna ótimos atores como Sean Penn, Jennifer Jason Leigh, Forest Whitaker e Eric Stoltz, um astro como Nicholas Cage e um ator conhecido da TV como Anthony Edwards (o Dr. Mark Greene de “Plantão Médico”).
Agora, imagine que esse filme será escrito por Cameron Crowe, diretor de “Jerry Maguire” e “Quase Famosos”, e dirigido por Amy Heckerling, responsável por sucessos como a série “Olhe Quem Está Falando”.
Impressionante, não?
Mas esse filme já existe. Aliás, foi lançado há exatos 30 anos e marcou a adolescência de toda uma geração.
Chama-se “Fast Times At Ridgemont High”. No Brasil, “Picardias Estudantis”.
Além de todos esses atores que citei, o filme tinha ainda Judge Reinhold (conhecido como o parceiro de Eddie Murphy em “Um Tira da Pesada)” e a gatíssima Phoebe Cates, musa teen que depois casou com o ator Kevin Kline e abandonou a carreira de atriz.
“Picardias Estudantis” foi, para a geração dos anos 80, o que “American Graffiti” (1973), de George Lucas, representou para a geração anterior: um filme que lançou vários nomes que se tornariam famosos no cinema. Basta lembrar que Ron Howard, Richard Dreyfuss e Harrison Ford estavam no elenco do filme de Lucas.
Revi “Picardias Estudantis” outro dia. Está longe de ser um grande filme, mas, comparado à atual safra de comédias juvenis hollywoodianas, parece “Cidadão Kane”.
E tem o trunfo de contar com Sean Penn, vivendo um dos maconheiros mais engraçados do cinema, o surfista Jeff Spicoli.
Achei uma galeria de fotos que mostra o elenco de “Picardias Estudantis” hoje e há 30 anos. Confira aqui.
Dá vontade de rever o filme pela trigésima vez…

Nenhum comentário:

Postar um comentário