quarta-feira, 14 de março de 2012

review de hq: Os novos vingadores: motim!

Aproveitando a chegada do filme dos vingadores, a panini lançou o encadernado de luxo "Os novos vingadores: motim!". A história marca o início da nova formação da clássica equipe da Marvel, com a presença de dois dos personagens mais populares da editora: homem-aranha e wolverine. Marcou, de igual maneira, uma tentativa de alçar os vingadores ao topo de maior equipe de heróis da Marvel, posto que, de fato, eles vêm ocupando até hoje. A tarefa ficou a cargo do onipresente Brian Michael Bendis, roteirista com texto de muita qualidade e que já havia sido responsável pela saga do homem-aranha ultimate e por uma bela fase do demolidor.
Aqui, mais uma vez, Bendis não decepciona. A história é muito bem acabada, mesclando humor e ação na medida certa. Após uma fuga em massa ocorrida na "balsa", uma prisão de supervilões, o capitão américa resolve convocar homem-aranha, Luke Cage e mulher-aranha a fazerem parte de uma nova equipe de vingadores. Vale lembrar que, após a minissérie "A queda", os vingadores haviam sido desativados.  


Desde o início, fica clara a preferência de Bendis pelos heróis urbanos, de modo que Luke Cage e o homem-aranha são donos das melhores situações na trama. Ambos têm uma cena hilária em que elogiam os "atributos" do uniforme da mulher-aranha e outra na qual percebem que os feromônios liberados pela heroína eram os responsáveis pela atração irresistível que ela exerce sobre os homens. Essas sacadas lembram os bons tempos da liga da justiça cômica do início dos anos 90 e são absolutamente saborosas para os leitores antigos, já cansados da mesma fórmula dramática desenvolvida e aplicada `a exaustão aos heróis da Marvel.
Admito que não sou fã dos trabalhos do desenhista David Finch, mas nesta saga ele cumpriu muito bem seu papel ao ilustrar sequências de ação empolgantes, como as dos capítulos passados na terra selvagem e no Japão. Sem exagerar na anatomia dos personagens e concatenando de maneira bem eficiente os excelentes diálogos de Bendis, o desenhista entrega seu melhor trabalho e , de quebra, nos dá a mulher-aranha mais sensual de todos os tempos.
A edição da panini segue a linha Deluxe, com capa dura e papel especial, além de galeria de capas ao final. Apenas senti falta de uma entrevista com os autores. Fora isso, é uma diversão da melhor qualidade, muito acima da média do que se tem visto em matéria de hq's de super-heróis. Recomendadíssima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário