domingo, 3 de junho de 2012

BBC HD no Brasil


Essa semana estreou o BBC HD na NET. Como o PC já sabe, há anos que sonho com um canal de documentários da televisão inglesa na minha pobre (e cara) TV a cabo tupiniquim. Admiro muito os programas de alta qualidade dos caras, em especial os documentários, mais especificamente, aqueles que abordam temas políticos.

Bom... infelizmente o canal inglês parece estar deixando muito a desejar ainda. Documentários sobre automóveis (Top Gear) já tenho que aturar naqueles canais spin-offs da Discovery. Sobre a Amazônia tem até o horroroso Globo Repórter, com aquela música de abertura que dá medo.

Mas, para não dizer que a experiência foi totalmente frustrante, tem a série do Sherlock Holmes que é MUITO legal. Paradoxalmente, traz o famoso detetive vivendo nos dias atuais, mas consegue ser muito mais fiel ao personagem original que, por exemplo, a franquia cinematográfica do Guy Richie, estrelada pelo Homem de Ferro Robert Downey Jr.

Ao contrário da versão hollywoodiana, que prima por transformar Holmes num heroi de ação (e, inclusive pegador), a série britânica traz um Sherlock cerebral e apegado ao trabalho. As piadas sobre a sexualidade do detetive, embora previsíveis, são bem sacadas e combinam com uma Londres moderna. Todos os elementos do personagem de Conan Doyle estão lá, mas com uma sutil e britânica modernização. Sai o cachimbo, entram os adesivos de nicotina. Sherlock usa o Google para fazer suas pesquisas e tem um blog (pelo jeito bem mais conhecido que esse nosso). Mesmo sendo adaptações bastante livres dos roteiros originais, a série prima trazendo elementos que vão conectar o espectador com o leitor. É o que ocorre, por exemplo, no lance da pílula de veneno em "A study in pink", piloto da série.


2 comentários:

  1. Ja ouvi falar muito bem da serie e estou muito a afim de assistir. Nada contra reformularem o personagem, desde que facam algo decente.

    ResponderExcluir
  2. É bem isso que os caras conseguiram. Modernizaram o personagem, como até agora nunca tinham feito, pois as aventuras de Sherlock sempre tem por cenário a Londres Vitoriana, mas conseguiram manter as raízes do cara. Trabalho de primeiro.

    UPDATE: o season finale da primeira temporada deixou um pouco a desejar. Veremos o que a trama com o Prof. Moriarty renderá nos próximos capítulos.

    ResponderExcluir