Agora que "O espetacular homem-aranha" estreou com grande sucesso e foram confirmados mais dois filmes pelo estúdio, parece que o personagem mais famoso da Marvel vai continuar sua bem-sucedida carreira nos cinemas pelos próximos anos. Sorte da Sony, que vai encher os bolsos vendendo tudo quanto é traquitana relacionada ao amigão da vizinhança. Por outro lado, está cada vez mais difícil ler as hq's. Histórias fracas, descaracterização do personagem e desenhistas medíocres contribuem para que eu mantenha distância dos gibis do homem-aranha já há alguns anos. Sinto saudades do tempo em que ele era o carro-chefe das boas histórias da Marvel, escrito e desenhado por autores de prestígio. Bons tempos.
Por tudo isso (e porque sou um maldito saudosista), andei escavando minha memória afetiva em busca dos melhores desenhistas que passaram pelos títulos do Aranha nesses seus 50 anos de vida (lembremos que sua primeira aparição data de 1962, na revista "amazing fantasy"). Eis a lista com os 5 mais marcantes para mim:
1 - Steve Ditko
O mais óbvio de todos. Criador do visual que se tornou reconhecível para nove em cada dez habitantes do planeta terra (e, quem sabe, de outro também).
Reza a lenda que Jack Kirby era o encarregado de desenhar a primeira história do aracnídeo. No entanto, o "rei" entregou um personagem que mais parecia um novo capitão américa, de tão bombado. Como Stan Lee queria criar um personagem mais franzino, Ditko acabou sendo o desenhista ideal, pois tinha um estilo que fugia um pouco da estética "mister universo" que sempre dominou o universo dos super-heróis.
O Aranha clássico de Ditko |
2 - John Romita
Mestre absoluto da nona arte, Romita produziu a melhor série de histórias da homem-aranha até hoje. Quem não se lembra da inesquecível saga do Duende Verde, dos confrontos com o Dr. Octopus, de Kraven, da morte do capitão Stacy etc, etc? Romita estabeleceu um padrão estético definitivo para o Homem-Aranha, um estilo que só foi superado após a passagem de Todd Mcfarlane pelos títulos do personagem. Sua Gwen Stacy é, até hoje, a melhor representação de um personagem feminino nas hq's.
A (supiro...) Gwen Stacy de Romita |
3 - Todd Mcfarlane
Antes de se tornar mais um dos integrantes do famigerado "estilo Image" e ganhar rios de dinheiro com sua empresa de brinquedos, Mcfarlane fez um belo trabalho com o homem-aranha, sendo o responsável por uma excelente fase, cheia de humor e muita ação. Foi nesse período que surgiu o Venom, personagem adorado por muitos fãs (entre os quais não me incluo). Apesar de alguns tropeços na arte, Mcfarlane trazia ao Aranha um leveza e dinâmica, duas características que os filmes incorporaram muito bem.
O Aranha acrobático de Mcfarlane |
4 - John Romita Jr.
Talvez o desenhista que mais vezes trabalhou com o Homem-Aranha. Desenhou histórias boas e ruins, mas sempre de forma muito competente. Acho até que os leitores mais novos lembram mais dele do que do próprio Romita Sr. "Romitinha", como é conhecido entre os fãs brasileiros, tem um traço inconfundível, com clara influência japonesa e muito estilo. É um dos grandes desenhistas em atividade.
Aranha vs. Duende por "Romitinha" |
5 - Gil Kane
Lenda dos quadrinhos, tem o mesmo status de Neal Adams, John Buscema, Carmine Infantino e tantos outros gigantes que mantiveram prolíficas carreira até final dos anos 70. Desenhou "A morte de Gwen Stacy", considerada por muitos (inclusive eu) a melhor história do Aranha de todos os tempos.
Kane e seu traço clássico perfeito |
Cara! Como a Gwen Stacy no filme ficou parecida com o desenho do Romita!!!
ResponderExcluirO Aranha não é o meu personagem favorito da Marvel. Talvez muito pela baixa qualidade das histórias nos últimos anos. Claro que as clássicas são clássicas e fazem jus ao personagem!
A Gwen Stacy ficou gata! Assim como multiman, também nunca fui muito fã do aranha, apesar de considerar que entre as melhores adaptações da marvel para o cinema figurem os filmes do homem-aranha. O filme de agora, ainda não sei. John Byrne fez história também com o homem-aranha, se não me engano. Eu gostava mais das histórias do Demolidor, talvez venha daí a admiração por Miller. A história exemplificada pelo último quadrinho exposto acima chegou a ser publicada por uma outra editora (Ebal, acho eu) antes da Abril ter os direitos sobre as hq's da Marvel e da DC. Foi um dos primeiros gibis da marvel que vi e depois li.
ResponderExcluirNão era a RGE que publicava os quadrinhos da Marvel antes da Abril? Lembro de gibis do Hulk, e também dos super-herois da velha guarda, como o Fantasma e o Mandrake. Diz a lenda que eles produziam esses gibis para limpar as impressoras da editora, cujo filé, na época, era a revista Manchete, cheia de fotos coloridas. Então, produziam gibis de baixíssima qualidade gráfica, com cores berrantes, para aproveitar a tinta que sobrava. Parece que esse também é o motivo de o Fantasma ser vermelho no Brasil, enquanto no resto do mundo era roxo (ui, ui).
ResponderExcluirIsso mesmo: RGE. Mas a Ebal publicou alguma coisa, tenho certeza. Dos detalhes eu não sabia, mas tenho claro na memória a baixa qualidade do material, e das cores (berrantes).
ResponderExcluir