E não é que furtaram o Laerte? Ou a Sonia, como ele tem se autodenominado ultimamente. Um verdadeiro crime de lesa-humanidade, pois os infelizes levaram vários arquivos com trabalhos originais do nosso mais brilhante quadrinhista. A matéria é do pessoal do MDM, que, obviamente, aproveitou pra tirar um sarrinho.
Este blog aproveita a oportunidade para aderir `a campanha "Devolvam a obra do Laerte".
E roubem a do Frank Miller, só de sacanagem…
No último dia primeiro (terça-feira), assaltantes invadiram a casa do grande Laerte(ou Dona Sônia, atualmente) e, não estando o cartunista em casa, roubaram alguns itens, como dois computadores, um HD externo, um microondas velho ("deve ter uns dez anos", ele disse), dois violões, dois botijões de gás, documentos de um veículo e um aparelho de DVD.
"Perdi arquivos digitais que não têm valor nenhum, mas que são de muita importância para mim. Só com muito esforço vou conseguir recuperar parte deles com as pessoas que receberam esse material para publicação. São os azares da vida, que isso sirva para aprender que é preciso ter um backup decente."Bem, não tem lá muito o que falar do Laerte - pra mim ele é um dos maiores (se não for o maior) quadrinhista do Brasil, e se esse material todo não for recuperado,será uma perda realmente muito grande.
E o pior, uma perda perpetrada por gente que nem faz ideia do valor de tudo aquilo - os botijões, o aparelho de DVD e o documento do carro mostram que os caras não foram roubar O Laerte, mas uma casa qualquer que por azar (deles e nossa) era doLaertón (além do que, esses produtos do furto deixam claro que são unsladrõezinhos bem dos pé-de-chinelo, né?).
É triste pensar que alguns dos grandes trabalhos dele, como Overman, Deus eMuchacha podem estar nesse pacote e serem convertidos em meia dúzia de pedras de crack e só.
Claro que um furto desse gerou comoção, e campanhas têm rodado o Facebook e as internets pedindo que os materiais sejam devolvidos. O que eu acho bem aquelaindignação mosca-sem-asas: o que faz crer que esses caras que roubam botijões de gás têm acesso à internet? Mas que toda iniciativa é válida, é. O próprio Laerte agradeceu a mobilização, mas também fez críticas a ela:
"Gostei muito dessa campanha, mas gostaria que as pessoas se ligassem mais em fatos como o que aconteceu na Praça da Sé no dia 2, em que a polícia investiu contra os sem-teto que estavam fazendo uma manifestação. Isso também é um assalto, é um roubo, é uma expropriação e essa gente não tem quem os defenda. São pessoas sem identidade, sem representação, infelizmente."Tomara que Lambdalambdalambda, o deus nerd, traga as coisas do Laerte de volta...
(Ah, e antes que digam que eu só escrevi esse post porque o Laerte é crossdressing e "O Poderoso Porco gosta da Ariadna" e mimimi... Ah, fodam-se.)
Será que vão surgir obras apócrifas da Dona Sônia rodando pela Net?
ResponderExcluir