Muito boa a capa da "Carta Capital" desta semana, com a estampa de um dos nossos barões midiáticos, o sr. Roberto Civita. O bon vivant que adora o "american way of life" e tem nojo da patuleia comanda um dos panfletos mais reacionários da história, a "revista" Veja.
Ápice do jornalismo panfletário de direita, o lixo publicado no parquinho de diversões da família Civita faz a alegria dos senhores feudais do Brasil, pois se presta constantemente a confirmar sua ultrapassada visão de mundo. Se dependêssemos exclusivamente das "matérias" publicadas pela Veja para formarmos nossas opiniões, chegaríamos todos `a conclusão de que ainda vivemos no período da guerra fria, que o que é bom para os EUA é bom para o Brasil, que o ex-presidente Lula é um analfabeto incompetente e que o marxismo é uma doutrina nefasta, semelhante ao nazismo e ao fascismo.
Esta última conclusão foi reforçada recentemente, numa ridícula resenha sobre o novo livro do professor Roberto Schwarz, "Martinha versus Lucrécia", que compila vários ensaios sobre literatura e cultura brasileira. Em um texto que chega a ser patético de tão raso, o "jornalista" passa a desdenhar do trabalho de Schwarz, o qual é tachado de "marxista" e preocupado apenas com a "luta de classe". Simplesmente ridículo, porém condizente com o histórico da semanal da editora abril.
Menos mal que agora, com o inquérito da polícia federal e o calhamaço de provas do envolvimento da Veja com Carlinhos Cachoeira, estamos na iminência de uma CPI que pode levar a uma verdadeira discussão sobra o papel da grande mídia na sociedade brasileira. Trata-se de um debate mais do que necessário, pois a construção da verdadeira democracia passa obrigatoriamente pela exigência de transparência total dos meios de comunicação, pertençam a quem pertencerem.
Cara, eu não consegui ler o que aparece na parte de cima da "capa", do lado do Titanic, Obama etc. Fiquei curioso.
ResponderExcluirSerá que tem uma imagem com resolução maior?
Bah, que capa!
ResponderExcluirEspero que num futuro breve possamos assistir a punição do senhor estampado na capa!