quinta-feira, 10 de maio de 2012

Para as marvetes, com carinho

A Marvel disponibilizou 268 títulos, de seu vasto acervo de histórias em quadrinhos online. Uma mistura de edições antigas e mais recentes. Entre a lista de edições estão clássicos como Capitão América e Os Vingadores; e raridades como a Amazing Fantasy #15, de 1962, e a HQ de estréia do Homem-Aranha, cujo original custa, em média, duzentos mil dólares.



Ao contrário dos scans que tem todo aquele lance de baixar, passar para o iPad etc. A visualização online é muito mais fácil, e agradável, guiando o usuário na leitura dos quadrinhos. 

Lembro que, ao contrário dos mangás, que possuem uma estrutura bem rígida quanto à ordem de leitura (que, por ser oriental se dá sempre dá direita para a esquerda e de cima para baixo), os quadrinhos ocidentais nem sempre são muito claros neste quesito, embora se espere que a leitura seja da esquerda para direita e de cima para baixo.

Também não há aquele pseudo dilema moral sobre direitos autorais e tal que ocorre com os scans. Contudo, este direito autoral hoje em dia está bastante relativizado (ou flexibilizado, como diria o Prof. Vasconsellos) já que o pessoal da Marvel não é capaz de mandar uns pilas para o Jack Kirby.

É só pegar aqui,no site da marvel.


Nenhum comentário:

Postar um comentário