Ainda não tinha comentado sobre o novo filme do Aranha, que estreia no Brasil no dia 6 de julho. Depois da bem-sucedida trilogia dirigida por Sam Raimi, a Sony resolveu apostar em um diretor novato (Marc Webb, que fez o belo "500 dias com ela", com a não menos bela Zooey Deschannel) e num elenco renovado para reiniciar a série. O homem-aranha é, de longe, meu personagem de quadrinhos preferido, mas infelizmente tem sido maltratado demais nos últimos anos, de modo que há muito tempo não leio nada dele. Pra mim, sua última boa fase é da época em que Todd Mcfarlane era o desenhista.
Apesar de gostar de Sam Raimi e admirar o primeiro filme dirigido por ele, ainda acho que ele exagerou na pieguice em vários momentos da série, deixando de lado o humor que sempre foi tão característico do Aranha. Aquele personagem tirador de sarro e que nunca se levava muito a sério simplesmente desapareceu nos filmes de Raimi, dando lugar a um sujeito atormentado e, por vezes, paspalho. Acredito que boa parte da culpa se deve a Tobey Maguire, que até quebrava o galho como Peter, mas não tinha tanto carisma pra segurar um personagem icônico como o homem-aranha.
Por tudo isso, acho que sou um dos poucos que levam fé no novo filme. Gosto de Andrew Garfield, acho que Emma Stone ficou igual `a Gwen Stacy dos quadrinhos (parece que a tiraram direto de um desenho do grande John Romita Sr.) e o 3D parece muito caprichado. Marc Webb tem feito questão de dizer que seu filme vai ser fiel `as hq's e que tem se inspirado na versão "ultimate" do herói. Eu espero finalmente ver o homem-aranha da minha adolescência, aquele sujeito cheio de problemas, com grandes poderes, uma bela namorada e dotado de um senso de humor que invariavelmente me fazia rir bastante lendo suas histórias.
Enquanto "O espetacular homem-aranha" não estreia, podemos ter um gostinho do trabalho de Andrew Garfield e cia na prévia de 4 minutos disponibilizada pelo estúdio. Enjoy it!
Ouvi dizer que a Marvel quer fazer desse reboot do Homem Aranha uma resposta ao Cavaleiro das Trevas. Ou seja, filme mais sério etc. Não acho que o Spidey seja o personagem mais adequado para esse enfoque. Preferia esse tipo de abordagem com o Demolidor, ou mesmo o Wolverine. Mas veremos....
ResponderExcluirPS: Tchê, tens que corrigir o link no post sobre as artes dos quadrinhos.
Beleza. Corrigido.
ResponderExcluirBem, espero que o filme seja mais fiel ao espírito das hq's. Acho que a ideia do realismo não necessariamente vai passar pela inclusão de elementos mais sombrios. Pelo que vi das entrevistas com o diretor, a proposta é outra. Obviamente, irei conferir no cinema...